terça-feira, 19 de julho de 2011

Procon -SP orienta: encerramento de conta corrente

Da Assessoria de Comunicação Social


notas de 50 e 100 reais
Foto: SXC
Muitas vezes o consumidor tem dúvidas sobre como deve agir no momento em que pretende encerrar uma conta corrente. Para evitar possíveis transtornos que uma conta aberta e sem movimentação pode causar, o Procon-SP apresenta orientações importantes para o consumidor.

Encerramento por solicitação do correntista

A qualquer momento o consumidor pode solicitar o encerramento de sua conta, mas deve observar os seguintes procedimentos:

- formalizar o pedido por escrito, através de formulário fornecido pelo próprio banco ou através de redação própria, lembrando sempre de datar e assinar o documento;

- providenciar a assinatura de todos os titulares ou representantes legais no pedido, caso a conta seja conjunta;

- devolver todas as folhas de cheques e cartões ao banco, não esquecendo de fazer constar no pedido de encerramento, tudo que estiver sendo devolvido;

- verificar se todos os débitos autorizados e cheques emitidos já foram lançados na conta;

- cancelar as autorizações para futuros débitos automáticos (contas de água, telefone, seguro, etc.);

- manter saldo suficiente para pagamento de compromissos assumidos anteriormente, pois para encerrar a conta é necessário quitar todos os débitos com o banco.

- entregar o pedido de encerramento em qualquer agência, solicitando e guardando o protocolo de recebimento do pedido.

Diante do pedido de encerramento, o banco deverá:

- entregar ao consumidor um “termo de encerramento” contendo informações detalhadas sobre os procedimentos;

- acatar o pedido mesmo existindo cheques sustados, revogados ou cancelados. A partir desse momento não poderá cobrar tarifa de manutenção de conta;

- fornecer demonstrativo dos compromissos que o consumidor deve cumprir, detalhando os valores a serem quitados;

- esclarecer ao consumidor que os cheques apresentados dentro do prazo de prescrição serão devolvidos pelos respectivos motivos, mesmo após o encerramento da conta, não isentando o correntista das obrigações legais;

- informar que a instituição financeira terá até 30 dias corridos para processar o encerramento. Após a conclusão do processo deverá expedir ao correntista um aviso comunicando a data do efetivo encerramento.



Encerramento de conta inativa

Quando uma conta corrente ficar sem movimentação espontânea - aquela realizada ou comandada pelo correntista para depósitos, saques, débitos e transferências, o banco deve tomar algumas providências:

- Ao verificar que uma conta está sem movimentação espontânea por noventa dias, deverá emitir um aviso sobre essa situação, informando que, independente desse fato, a cobrança de tarifa de manutenção permanece.

- No mesmo aviso, deverá informar também que caso a conta permaneça inativa por seis meses, poderá ser encerrada.

- As contas inativas por mais de seis meses podem ser encerradas por opção do banco. Se o banco optar pelo encerramento da conta, deverá informar o correntista trinta dias antes de completar o sexto mês de inatividade;

- A partir do sexto mês sem movimentação espontânea, ainda que o banco não opte por encerrar a conta, não deverá cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor.

Fontes: Procon-SP, Febraban, Secretaria Nacional do Consumidor

627 comentários:

  1. Interessante e oportuno os esclarecimentos sobretudo para empresas que utilizam conta-salário ou para consumidores que recebem por este tipo de conta.

    ResponderExcluir
  2. Prezados Srs.
    Bom dia.
    Sem dúvida, é uma informação muito útil, mas pergunto se tal encerramento, deverá ser acatado pelas Instituições, no caso de ser uma conta vinculada a empréstimos, sejam quais forem. Pois as Instituições, em especial o BB, alegou justamente o contrário, por manter um convênio de consignação em folha de pagamento. No meu ponto de vista, apesar de tal empréstimo ser um contrato à parte, a conta foi aberta, uma vez que seria o único meio disponível, segundo a conveniência do BB, para efetuar o saque.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Srs
    Estou cumprindo acordo para liquidaçao de divida
    referente ao cheque especial,para isso foi emitido um carne ,estou a mais de seis meses sem movimentar a conta,pagando taxa e o bradesco diz so poder encerrar a conta depois que terminar de pagar o acordo ,isso procede?

    ResponderExcluir
  4. Olá, tenho uma conta no banco do brasil,gostaria de encerrar,já fui várias vezes no mesmo, mas não consegui fechar pois o mesmo alegava estar sem sistema para encerrar.
    então fui novamente,e a moça que me atendeu disse que não poderia encerrar,pois é conta conjunta e precisa dos dois presente, e também porque tem débitos a serem pagos referente a tarifa bancaria.
    Ai eu pergunto? esses débitos de tarifa teria que estar constando na minha conta, mas não estão.
    Eu perguntei para a moça o motivo, e ela me disse que só aparece para eles.
    Conclusão:
    Como poço pagar algo que não aparece pra mim????

    ResponderExcluir
  5. Prezado,

    A instituição financeira deve informa-lo sobre os débitos devidos para que o consumidor possa efetuar o pagamento e encerrar a conta corrente.

    Caso o banco não proceda desta forma, o correntista pode formalizar uma reclamação em um órgão de defesa do consumidor de sua cidade.

    Att.
    Equipe de Educação para o Consumo
    Fundação Procon-SP

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!

    Minha mãe é correntista da CAIXA ECONOMICA e é por esta conta que recebe sua pensão. Houve um tempo em que ela precisou usar o limite que é de R$ 200,00, e ainda não conseguiu paga-lo; cerca de 6 meses; acontece que, o banco enviou uma carta solicitando que ela fosse até a agência para liquidar a divida, depois enviaram outra carta dizendo que cancelariam a conta se ela não pagasse o valor, hoje dia 27/07/2011 ela foi até a agência preocupada com o recebimento do beneficio, e uma mulher q ela não recorda o nome disse q a conta está cancelada. O que devemos fazer?
    Obrigada. Eliana.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Eliana,

    O banco não pode encerrar uma conta em que o consumidor recebe seu salário/benefício, de maneira unilateral, ou seja sem consentimento.

    Portanto, orientamos você a procurar a ouvidoria do banco e relatar o ocorrido e formalizar uma reclamação em um órgão de defesa do consumidor de sua cidade.

    Att.
    Equipe de Educação para o Consumo
    Fundação Procon-SP

    ResponderExcluir
  8. Abri uma conta juridica no banco do brasil em 2009 e por problemas de ordem pessoal não iniciamos o negócio... porém a conta ficou aberta, nesse meio tempo não emitimos nenhum cheque e sequer recebemos o cartão empresarial, nunca e em nemnhum momento movimentamos essa conta e agora o BB mandou uma carta cobrança de 1.600 reais para pagarmos... fui conversar com a gerente e esta disse que não poderia encerrar a conta enquanto o debito não fosse liquidado e para finalizar mandaram nosso nome para o SPC.
    não sei mais o que fazer para resolver esse problema... voces podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Prezado,

    O Procon-SP não faz intermediação nos casos em que o consumidor é pessoa jurídica. Mas orientamos que procura a ouvidoria do banco para esclarecer o assunto.

    Caso tenha perdido algum documento (furto, roubo, ou extravio), registre um Boletim de Ocorrência.

    Lembramos ainda, que você pode entrar com uma ação contra o banco no Juizado Especial Cível, que atende casos que envolvam até 40 salários mínimos.

    Att.
    Equipe de Educação para o Consumo
    Fundação Procon-SP

    ResponderExcluir
  10. boa tarde !!!

    negociei com uma empresa tercerizada com o banco do brasil uma divida de limite de cerdito pessoal valor originario de 140 reais o banco atualizou com multa e juros e a divida ficou em 1340 paguei 920 atraves da negociação agora fui encerrar minha conta e o banco disse que tem 900 reais de taxas a ser pago e correto o banco cobrar essa taxa segundo o atentende e no valor de 38,00 reais por mês em que não houve movimento na conta.

    ResponderExcluir
  11. Prezado, se a conta ficar inativa por 90 dias, o banco deve emitir um aviso sobre essa situação, informando que, independente desse fato, a cobrança de tarifa de manutenção permanece. No mesmo aviso, o banco deve informar também que caso a conta permaneça inativa por seis meses, poderá ser encerrada.

    Após enviar o comunicado, se a cobrança da tarifa de manutenção for gerar saldo negativo na conta do cliente, o banco deve suspendê-la.

    Portanto, se sua conta estava inativa por mais de 6 meses, e o banco continuou cobrando tarrifas, a cobrança é indevida e você pode entrar em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade e formalizar uma reclamação.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, preciso encerrar minha conta, por motivos financeiros precisei usar o limite da mesma, e agora o dinheiro que tenho não quita o débito completo, como devo proceder nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Você pode tentar uma negociação com o banco para fazer o pagamento desta dívida de maneira avulsa, através de boleto bancário por exemplo, para que a conta seja encerrada. Mas lembramos que o banco não é obrigado a encerrar a conta, caso o cliente tenha débitos com a instituição.

      Excluir
  13. Olá tenho conta no banco do brasil ,tenho alguns debitos e negociei via boleto ,fui ao banco para cancelar a conta e o banco recusa ,informa que tenho que pagar os boletos é correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      A prática é abusiva e pode ser denunciada ao Procon de sua cidade e ao Banco Central http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/atendimento.asp?idpai=PORTALBCB

      Excluir
  14. Boa tarde, Meu nome é Priscila abri uma conta no banco do Brasil em 2009 por uma empresa, fui desligada da empresa em dez 2010, a conta ficou inativa apos jun de 2011. E agora no mes de fev entraram em contato comigo falando de um saldo de devedor de 217,00... fui ao banco me falaram que foi cobrada a taxa de manutenção e juros em cima disso que totalizou 170,00 e o saldo devedor porque peguei 20,00 do limite...eu quero saber o que realmente esta sendo legal nisso...pois o banco pode cobrar juros de um saldo devedor de uma conta inativa por 7 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Priscila,

      - Ao verificar que uma conta está sem movimentação espontânea por noventa dias, o banco deverá emitir um aviso sobre essa situação, informando que, independente desse fato, a cobrança de tarifa de manutenção permanece.

      - No mesmo aviso, deverá informar também que caso a conta permaneça inativa por seis meses, poderá ser encerrada.

      - Após enviar o comunicado, se a cobrança da tarifa de manutenção for gerar saldo devedor, o banco deve suspendê-la.

      Portanto, a cobrança é indevida e pode ser denunciada ao Procon de sua cidade.

      Excluir
  15. Abri uma conta corrente a aproximadamente 10 anos para realizar um financiamento na CEF, porém o financiamento não foi concluído e a conta não foi mais utilizada. Ao iniciar um novo financiamento constou valores desta conta em aberto de taxas de manutenção da conta e cheque especial. Gostaria de saber se a cobrança desses valoes é devida, pois nunca recebi nenhuma carta de cobrança do banco referente a esses valores em aberto por uma conta que a 10 anos não era utilizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      - Ao verificar que uma conta está sem movimentação espontânea por noventa dias, o banco deverá emitir um aviso sobre essa situação, informando que, independente desse fato, a cobrança de tarifa de manutenção permanece.

      - No mesmo aviso, deverá informar também que caso a conta permaneça inativa por seis meses, poderá ser encerrada.

      - Após enviar o comunicado, se a cobrança da tarifa de manutenção for gerar saldo devedor, o banco deve suspendê-la.

      Portanto, a cobrança é indevida e pode ser denunciada ao Procon de sua cidade.

      Excluir
  16. Sou corentista da caixa economica desde 2009, no entanto efetuei um deposito:
    Dia 17/04/2009 Efetuei um déposito no valor de R$ 20,00
    Dia 27/05/2009 Retirei da conta R$ 15,00, no entanto apartir daí nao fiz nenhum tipo de movimentação hoje estou com uma divida de 1.200,00 e meu nome esta inclusa no cadastro de inadiplentes. Como devo proceder? Pelo que eu sei quando vc fica um tempo sem efetuar movimentação o banco encaminha uma carta informando a divida e depois de 3 meses sem resposta do cliente eles inativa a conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Você pode formalizar uma reclamação junto ao órgão de defesa do consumidor de sua cidade e no Banco Central http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/atendimento.asp?idpai=PORTALBCB

      Excluir
  17. Há cerca de um ano solicitei um cartão de crédito no Banco Santander, na forma de conta Universitária. Duas vezes, nesse período, me fora cobrada uma taxa de manutenção de conta corrente, conta esta que jamais foi utilizada para transferências, depósitos, pagamentos ou quaisquer outras atividades, pois não possuía saldo para tando. Contudo, a referida taxa vinha sendo descontada, sem que eu recebesse qualquer notificação do banco em razão disso, e inclusive, no internet banking não constava no extrato da conta corrente a pendência que posteriormente me veio a ser cobrada de maneira abusiva. Quando tive ciência da referida pendência, foi através do recebimento de carta informativa do SPC/SERASA, em que fora denotada a inclusão do meu nome na lista dos maus pagadores, por pendência com o referido banco, que no momento eu nem sabia a que se referia.
    Posso ingressar no Juizado Especial alegando abuso por parte do banco santander, que agiu sem me informar, realizando tais descontos de ma fé e ainda, incluindo meu nome no spc e serasa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lígia,

      O banco é obrigado a prestar todas as informações ao consumidor, inclusive antes da negativação do nome.

      Você pode fazer uma reclamação no Procon de sua cidade, junto ao Banco Central, ou entrar com ação no Juizado Especial Cível.

      Excluir
  18. Tenho uma conta no Banco do Brasil,aberta pela empresa,ao sair da empresa não encerrei minha conta,essa conta ja tem quase 1 ano sem movimentação.Agora compareci na minha agencia para encerrar e me informaram que só posso encerrar mediante ao pagamento ref. a taxa de manutenção.Sou obrigado a pagar para encerrar?

    Lucilene Ribeiro,
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luciene,

      A cobrança é indevida e pode ser denunciada ao Banco Central (http://www.bcb.gov.br/) ou ao Procon de sua cidade. Nossos canais de atendimento podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html

      Excluir
  19. Olá, no ano de 2008 abri uma conta universitária no Banestes (Banco do Estado do Espirito Santo). Entretanto, por motivos alheios à minha vontade JAMAIS utilizei os serviços do Banco, ou seja, NENHUMA movimentação foi realizada na instituição.
    Todavia,após quase 5 anos, recebi uma carta com uma cobrança de tarifas no valor de R$ 540,00 reais.
    Dois dias depois recebi o comunicado de meu nome estar inserido no SPS/SERASA.
    Lembrando que o Banco jamais me fez algum contato ou nenhuma notificação para encerramento desta conta.
    Tenho que pagar esta tarifa, mesmo que eu NUNCA utilizei esta conta para nada?
    Agradeço a atenção dispensada
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Aline,
      A partir do sexto mês sem movimentação, o não deverá cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor.Portanto, se sua conta está inativa há mais de seis meses, a cobrança é indevida.

      Você pode formalizar reclamação no Procon de sua cidade/estado, e junto ao Banco Central (http://www.bcb.gov.br/).

      Excluir
  20. Boa Tarde,
    Em fevereiro de 2011, abri uma conta corrente no BB, essa conta também é usada para receber meu salário. Apesar de já na época em que abri essa conta meu nome constar na lista dos maus pagadores, não tive problema nenhum para a abertura pois, mostrei ao banco o processo que estava movendo contra a Tim por cobrança indevida em meu nome e também pela restrição. Até hoje a ação contra a Tim não foi finalizada. O fato é que agora o banco me avisou que vou perder o cheque especial por causa dessa restrição. Até aí pra mim ta tudo bem, mas temo que façam o cancelamento da minha conta que como eu disse é por ela que recebo meu salário. O banco pode fazer isso?


    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O banco não pode cancelar a sua conta, sem a autorização do consumidor. A não ser que a conta esteja inativa, respeitando as regras previstas no post.

      Excluir
  21. boa noite, pedi para abrir uma conta salario na caixa economica com o documento da empresa na qual havia me contratado, porem eles abriram uma conta corrente sem meu consentimento, me desliguei da empresa e saquei todo o dinheiro que havia na conta, pois constava saldo total e não sabia que era limite do banco, depois recebi uma notificação que minha conta estava encerrada e eu estava em debito com o banco, na epoca estava devendo 600,00 ja se passaram 2 anos e o debito está em 3000,00 emeu nome está no spc.não tenho condições de pager este valor, o que devo fazer para resulver este problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para uma melhor análise do seu caso recomendamos que procure um dos canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Nossos canais de atendimento podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html

      Excluir
  22. Bom dia, estou com uma dúvida, tenho uma conta corrente no banco Itaú que não utilizo mais e gostaria de fechar, pois há cobranças de tarifas mensais, mais tenho uma dívida em relação a um cartão de crédito, e eles me disseram que só poderia encerrar a conta após quitar essa dívida, e a minha pergunta e, se eu posso fechar a conta mesmo com esse debito para não ter que ficar pagando tarifas mensais? Desde já agradeço, tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Tiago,

      Você pode tentar uma negociação com o banco para fazer o pagamento desta dívida de maneira avulsa, através de boleto bancário, por exemplo, para que a conta seja encerrada. Mas lembramos que o banco não é obrigado a encerrar a conta, caso o cliente tenha débitos com a instituição.

      Excluir
    2. Bom dia novamente

      Muito obrigado pela resposta, vou tentar resolver isso o mais breve possível para que essas tarifas não aumentem mais né, e muito obrigado pelas informações, grande abraço, tenham um ótimo dia, Deus abençoe a vida de todos voces.

      Excluir
  23. Boa tarde.
    Meu marido tem uma conta no Banco Santander e deseja cancelá-la. Após ir a duas agência não conseguiu realizar o cancelamento, os funcionários alegaram que ele tinha saldo positivo na conta e como ele já tinha cancelado o cartão de crédito (que era junto com o de movimentação) não poderia sacar o saldo para cancelar a conta, mesmo apresentando seus documentos.
    Ele então fez a transferência do saldo positivo para outro banco pela internet e voltou a agência, mas ele descobriu que uma empresa havia realizado uma cobrança indevida, que ele desconhecia e por isso o nome dele passou a ter restrição no Serasa. Por conta desta restrição a agência se recusou a encerrar a conta dele, alegando que ele teria de ir até a agência onde a conta foi aberta para poder efetuar o procedimento.
    A dívida em questão não é no banco, sendo assim, a alegação do banco é válida? Eles podem impedir o encerramento da conta em qualquer agência?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Natália,

      Não sendo débito relacionado ao banco, a instituição é obrigada a proceder o encerramento da conta. Recomendamos que você faça uma reclamação no Banco Central (www.bcb.gov.br) e no Procon de sua cidade.

      Nossos canais podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html

      Excluir
  24. Boa tarde!

    Possuo um acordo no Banco Itaú, acordo de 31x de R$ 536,97, porém tenho interesse em cancelar minha conta, para que desta forma deixe de pagar a taxa de manutenção de conta e desejo que esse acordo passe a boleto bancário, é possível? Fora que os juros estão bem abusivos.

    Obrigada!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ana Paula,

      Você pode tentar uma negociação com o banco para fazer o pagamento desta dívida de maneira avulsa, através de boleto bancário para que a conta seja encerrada. Mas lembramos que o banco não é obrigado a encerrar a conta, enquanto o cliente tiver débitos com a instituição financeira.

      Excluir
  25. Olá, Boa noite!

    Estou com uma duvida,
    Dia 09/03/2010 Solicitei o cancelamento da minha conta corrente no Banco do Brasil, possuo o termo Encerramento da conta.
    No ano seguinte 09/07/2011, Recebi uma notificação informando de eu tinha um atraso com eles, que no prazo de 7 dias meu nome estaria no (SPC/SERASA). Fui até agencia onde eu tinha a conta, e eles confirmaram que eu tinha esse atraso com eles, que no dia 09/03/2010 eu passei debito no valor de 70,00, porem foi o mesmo dia que foi feito a solicitação do cancelamento onde eu tive que pagar todos meus debitos e tarifas cobradas pelo banco como (IOF e Juros), assim como está no termo de cancelamento.

    Para tirar meu nome do (SPC/SERASA), pois eu estava em um processo seletivo, tive que efetuar o pagamento da divida no valor de 660,99 no dia 10/08/2011.
    Como faço para eles me devolver esse dinheiro, onde o erro foi do banco, só fiz o pagamento para poder dar sequencia no processo seletivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Você tem duas opções: procurar os canais de atendimento do órgão de defesa do consumidor de sua cidade. Consulte os nossos canais aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html, outra opção é ingressar com ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas), que acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

      Os endereços dos Juizados Especiais Cíveis da cidade de São Paulo e municípios vizinhos, encontram-se disponíveis em nosso site. Acesse: http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597

      Excluir
  26. Boa tarde!
    Abri uma conta universitaria no BB,como mudei de cidade e ja tinha vencido o meu cartão, decidi entao cancelar essa conta. So que antes tive q quitar debitos anteriores,fiz o pagamento desse debitos, enunca mais movimentei a conta ate porque nem cartão eu tinha mais. Nove meses depois recebi uma mensagem no celular com um numero p eu ligar,quando liguei me disseram que era de uma empresa terceirizada de cobrança, que eu tinha um saldo devedor referente a minha conta no valor de quase R$ 400,00,mas nao me diziam o porque. Liguei no BB e ninguem sabia , so sabia que a cobrança foi para a empresa de cobrança.Como devo proceder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Dalila,

      Orientamos que procure um dos canais de atendimento do órgão de defesa do consumidor de sua cidade com qualquer documentação que comprove os pagamentos do débito, o encerramento da conta e a cobrança realizada. Nossos canais podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html
      Outra opção é ingressar com ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas), que acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

      Os endereços dos Juizados Especiais Cíveis da cidade de São Paulo e municípios vizinhos, encontram-se disponíveis em nosso site. Acesse: http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597

      Excluir
  27. Bom dia,
    efetuei um depósito em uma conta que descobri agora que está inativa, depositei R$ 600,00 e o banco ficou com quase todo o valor depositado. E não quer me ressarcir o dinheiro, e a conta está inativa já tem mais de seis meses, mas é conta empresarial, tem alguma diferença? quais as providências que devo tomar? esse ato do banco não caracteriza cobrança indevida de taxas e apropriação indébita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não havia sido feito o pedido de cancelamento da conta, porém, ela estava inativa há mais de seis meses.

      Excluir
    2. Boa tarde,

      As orientações do post não diferencia conta de Pessoa Física e conta de Pessoa Jurídica. Porém, se a conta do consumidor prejudicado estiver em nome de Pessoa Jurídica, orientamos que seja ajuizada uma ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas), que acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

      Os endereços dos Juizados Especiais Cíveis da cidade de São Paulo e municípios vizinhos, encontram-se disponíveis em nosso site. Acesse: http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597

      Também pode ser feita uma reclamação junto ao Banco Central http://www.bcb.gov.br/

      Excluir
  28. Eu encerrei uma conta corrente que abri com o objetivo de receber uma bolsa de estágio, como era menor de idade, tive de abrir junto com meu responsavel(Minha mãe), só que depois ela teve problemas, o gerente alegou que um dinheiro que ela tinha de receber não foi para a conta dela mais para a minha, e eu não me lembro de ter recebido nenhum valor atípico de bolsa mensal de estágio.Por isso, solícitei um extrato de conta encerrada, já foram 3 frustantes e desgastantes tentativas de pedidos de extrato, eu me senti um bobo, indo e voltando ao banco e nada.
    A pergunta é: Eles tem o direito de me fornecerem o extrato? Eu e minha mãe podemos entrar com uma ação civil pública contra o banco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      A informação é um direito básico do consumidor. Sendo assim, o banco é obrigado a fornecer o extrato bancário,ele pode cobrar por este serviço, mas não pode se negar a fornece-lo.

      Caso persista na negativa, você pode formalizar uma reclamação nos canais de atendimento do Procon de sua cidade, ou ingressar com ação no Poder Judiciário.

      O Juizado Especial Cível (Pequenas Causas)acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

      Excluir
  29. todo mes mim movimentei minha conta mais acabei supriendendo com o valor que o banco discontou na minha conta depositararam para mim 300 reais no outro dia fui sacar mais cheguei la tinha discontado 34 reais porque tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Solicite informações sobre as causas do débito ao seu banco.

      Excluir
  30. Possuo uma conta conjunta onde sou o titular no Banco do Brasil onde solicitei o encerramento do mesmo mas o banco ~informou que seria necessário a presença das duas pessoas para o encerramento e sendo que a conta é em outro município eu teria que me deslocar até lá para encerrar. Mas a segunda pessoa não mora mais comigo e disse que o problema era meu. Quais os procedimentos a serem tomados neste caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Vai depender do contrato, já que pode haver previsão da presença dos dois titulares para o encerramento da conta.

      Excluir
  31. Boa tarde, gostaria de saber, se possível, a fundamentação legal do que fora exposto em seu texto. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Há algum trecho do texto específico em que você tenha dúvida?

      Excluir
  32. Ola... Fui ao banco Bradesco para encerrar minha conta corrente e ficar só com a conta poupança e me disseram que não poderia encerrar a conta devido a um consórcio de automóvel que tenho que é debitado direto na conta... Eu disse que queria encerrar a conta e que me mandassem o boleto das prestações restante para continuar pagando, eles me disseram que como eu escolhi a opção de debito em conta não tem como mudar pra boleto, e só posso encerrar a conta quando terminar de pagar o consórcio que é daqui há 3 anos... Isso esta certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      O banco deve apresentar uma justificativa para se negar a trocar o débito em conta por boletos de cobrança. Se você não possui nenha dívida com a instituição (uso do limite do cheque especial, por exemplo), o banco não pode se negar a encerrar a sua conta, a não ser que não haja nenhuma possibilidade de alterar a forma de pagamento do seu consórcio.

      Recomendamos que, com a cópia do contrato e outros documentos referentes ao caso, você procure um dos canais de atendimento do Procon de sua cidade para intermediação do problema.

      Excluir
  33. Boa noite!
    Abri uma "conta salário" na Caixa Econômica no ano passado,no estado do Paraná.No entanto,o banco já fez alguns débitos indevidos e como eu só tinha essa conta porque meu salário tinha que cair lá e me mudei par ao Rio Grande do Sul,resolvi fechar a conta e além disso,retirar o meu dinheiro da poupança do mesmo banco e depositar em outro que já tenho conta também.No entanto,quando fui retirar o dinheiro diretamente com o caixa,o atendente me disse que primeiro: a minha conta não se tratava de uma conta salário,como fui informada no momento de abertura e segundo e pior: que eu só posso fechar a conta diretamente na minha agência,ou seja,que eu tenho que pegar um avição do Rio Grande do Sul até o Paraná para fazer isso e que nenhuma agência fechará minha conta pois possuo um limite de crédito dado pelo banco que eu nem sabia.Ele disse que eu tenho que cancelar limite,e ir diretamente na agência.Como devo proceder?é completamente inviável fazer o que estão pedindo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A conta pode ser encerrada em qualquer agência do banco citado. Se houver negativa, faça uma reclamação no Procon do seu Estado de residência e no Banco Central (www.bcb.gov.br).

      Excluir
  34. tinha uma conta juridica na caixa, sempre uso o limite mais vinha pagando o valor so que o gerente cancelou a conta alegando que tinha ultrapassado o limite, + nunca ficou mais que 60 dias sem movimenta a conta com deposito isso e correto que medida eu devo tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Maciel,

      Depende das cláusulas contratuais da prestação de serviço. O Procon-SP não faz intermediação de casos que envolvam contas de PJ. Caso sinta-se lesado, orientamos que entre com ação no Poder Judiciário.

      Excluir
  35. Olá, meu nome é Veronica e em 2009 ao entrar na faculdade eu abri uma conta universitária vinculada a uma conta poupança no Banco do Brasil, nessa data eu tinha 29 anos. Desde então utilizei essas contas por uns 5 meses e nunca mais mexi nelas, ficaram até este ano inativas (2012). Em Janeiro deste ano (2012) recebi uma carta dizendo que eu tinha um saldo positivo de 186,00 na conta universitária e 200 e poucos na conta poupança somando um total de quase 500,00 as duas contas e fui verificar pessoalmente no banco minha situação. Estava mesmo com estes saldos que eu nem sabia e decidi reativá-las já que eu só tinha uma conta jurídica no Itaú com minha irmã e queria uma conta só para mim. Tendo voltado a usar as contas, depois de uns dois meses depositando dinheiro nela, chegaram cobranças de taxas muito maiores do que o normal de uma conta universitária, taxas de quase 30,00 por mês e de meses muito retroativos, como por exemplo taxa do mês 11 de 2011, mês 7 de 2010, coisas assim. Eles têm direito de me cobrar por meses que eu nem movimentei a conta universitária, mesmo tendo saldo positivo (eu fiquei mais de 1 ano e meio sem movimentá-la)? E mais, fui ao banco e o gerente me disse que se eu não comprovar todo ano que ainda estou estudando automaticamente as taxas mudam pra de conta "normal". Só que não me mandaram nenhuma carta, nada, só no começo deste ano dizendo que eu tinha saldo. E além disso o gerente disse que o fato de ter feito mais de 30 anos a conta universitária é anulada e vira conta convencional, e que isso estava no contrato. Descontaram da minha conta quase 300,00 reais destas taxas retroativas e eu fiz um pedido de estorno e estou no aguardo, mas o gerente já avisou que a mudança de taxa é normal nos casos que mencionei acima: ter mais de 30 anos, e não mostrar que ainda estou estudando. Mas porque não entraram em contato nem nada? Eu estou estudando e posso provar. Me roubaram quase 300,00 reais. Quero encerrar esta conta o quanto antes e ser estornada! Por favor me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Para melhor análise do caso, recomendamos que procure um canal de atendimento do órgão de defesa do consumidor de sua cidade. É necessário verificar as cláusulas contratuais para a devida orientação.

      Excluir
  36. Olá! tenho uma conta no BB no qual fui encerrar, e eles alegaram que tenho pendência de não cobertura de saldo de cheque especial, e não utilizo a minha conta a mais de 1 ano, eles cobraram juros e tarifas pelo saldo devedor e tarifas porque informaram que a conta ainda é considerada ativa e não deixaram eu encerrar. Porém nunca recebi nenhuma carta de cobrança, nunca me ligaram e nem me cobraram sobre tais débitos,a atendente informou que o banco não tem como ter controle sobre isso e já enviaram minha situação para terceirizada que também nunca entrou em contato comigo,agora eles querem que eu pague um valor absurdo de juros e tarifas esta correto? desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Manddy,

      A partir do sexto mês sem movimentação o banco não pode cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor.

      Orientamos que faça uma reclamação junto ao Banco Central (www.bcb.gov.br)e nos canais de atendimento do Procon de sua cidade. Os nossos podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  37. Eu era funcionário efetivo em meu município, mas acabei optando por outro emprego em uma cidade vizinha, então sai do efetivo de meu município e fiquei só com um, mas nisso, não procurei o banco do Brasil para encerrar minha conta, mais ou menos um ano depois recebi uma carta onde informa que estou com um débito referente à manutenção de conta no valor aproximado de R$ 160,00. terei mesmo que pagar esse valor? Essa cobrança é legal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Léo,

      Ao verificar que uma conta está sem movimentação espontânea por noventa dias, o banco deverá emitir um aviso sobre essa situação, informando que, independente desse fato, a cobrança de tarifa de manutenção permanece.

      Porém, ressaltamos que a partir do sexto mês sem movimentação o banco não pode cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor.

      Orientamos que faça uma reclamação junto ao Banco Central (www.bcb.gov.br)e nos canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Excluir
  38. Olá. Fiz um financiamento na Caixa para Habitação, e fui orientado a abrir uma conta corrente e utilizar o seguro habitação. Quando terminei o financiamento, me orientaram a não encerrar a conta. Passou 1 ano e 5 meses e recebi uma ligação da caixa para procurar a agencia, e fui informado que tenho um débito de R$ 5.600,00. Desde fevereiro de 2011 não fiz nenhuma movimentação e não utilizei nenhum produto (limite, cheque, saque) Nada... pergunto, isso é legal? o Banco pode me cobrar de taxas e de juros todo este valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ramon,

      Para melhor análise do caso orientamos que procure um dos canais de atendimento do Procon-SP, http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html, com a cópia do contrato de financiamento, além disso, o banco é obrigado a informar por escrito tudo o que foi cobrado para que a dívida chegasse a este montante.

      Excluir
  39. Boa tarde. Meu noivo possuía uma conta no banco do brasil, e acabou por não utilizá-la mais, porém esqueceu de encerrá-la. Isso ocorreu há anos. Agora, para que a situação fosse regularizada, tivemos que fazer um acordo, totalizando mais de mil reais somente de taxas de manutenção. Porém, como a conta não estava sendo utilizada há anos, acredito que seja errada essa cobrança. Estou certa? O pior é que já pagamos algumas parcelas. O que fazer?
    Grata desde já,
    Paula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Paula,

      Orientamos que entre em contato com um de nossos canais de atendimento para melhor análise e intermediação do caso. Se for constatado que o banco cobrou as taxas mesmo com a conta inativa, você tem o direito à restituição do que foi pago.

      http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  40. Boa Noite,
    Eu abri uma conta no BB há 1 ano, porém nunca usei essa conta, pois abri ela para receber salário, mas não recebi nenhum, pois o meu salário vinha sempre em ordem de serviço. Então como não sabia que era preciso encerrar deixei, mas conversando com alguns amigos disseram pra mim ver como estava a conta e fui. Ao chegar no banco fui informada que devo 110,00, porém o meu Pis veio nessa conta e eles já fizeram a cobrança, só que eu disse pra atendente que eu nunca recebi nenhum comunicado de que estava devendo ao banco, também nunca movimentei, não tive cartão e nem senha, agora que fui lá que ela pediu pra eu gravar uma senha pra mim retirar o restante que sobrou do dinheiro do pis que aí ela cancela. Por favor é isso mesmo? o Banco pode cobrar essas taxas de mim, sem essa conta nunca ter sido concluída, pois até a senha eu gravei hoje porque eles pediram.? estou agurdando retorno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      A partir do sexto mês sem movimentação, ainda que o banco não opte por encerrar a conta, não deverá cobrar tarifas e encargos.

      Orientamos que denuncie a prática ao Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br) e formalize a reclamação no órgão de defesa do consumidor de sua cidade. Consulte os canais do Procon-SP aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Para fazer a reclamação no Procon-SP é importante possuir o comprovante do que foi cobrado durante o período de inatividade da conta.

      Sobre a orientação do banco, ressaltamos que é importante que você faça a retirada dos valores e, caso desejar, solicite o cancelamento da conta por escrito, através de formulário fornecido pelo próprio banco ou através de redação própria, lembrando sempre de datar e assinar o documento.

      Excluir
  41. Boa tarde gostaria de saber se com uma divida no cartão de credito o banco pode fechar sua conta corrente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para encerrar uma conta, é preciso que o consumidor pague todos os débitos com a instituição. Você pode negociar uma outra forma de pagamento com o banco. Porém ressaltamos que ele não é obrigado a encerrar a conta quando há débitos pendentes.

      Excluir
  42. Tenho uma conta que está inativa há mais de 1 ano e meio e estou com saldo devedor, ainda não tive oportunidade de negociar a dívida, comecei a trabalhar em uma empresa e a mesma solicitou abertura de conta neste mesmo banco para o qual devo, consegui abrir uma conta salário em outra agência, porém, fui informada que o banco irá descontar 30% do meu salário para quitar a dívida...pergunto, o banco pode debitar valores de uma conta salário que possuo em outra agência para quitar a dívida da conta corrente antiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O banco não pode alienar parte do salário para pagamento de dívida, exceto em caso de empréstimo com desconto em folha, e também não pode cobrar r tarifas e encargos nas contas inativas há mais de seis meses.

      Faça uma reclamação no Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br) e no órgão de defesa do consumidor de sua cidade.

      Excluir
  43. Bom Dia,

    Eu temho um cartao q é credito e debito no bb, mas estou devendo muito no meu cartao de credito nao paguei nada, eles podem bloquear a minha conta? recebo algum dinheiro nessa conta eles podem mexer ?posso continuar usando a minha conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O banco não pode fazer retirada de depósitos referentes aos salários do consumidor, a não ser que haja tal autorização.

      A instituição pode cancelar o contrato que mantém a conta, mas deve informar sobre o procedimento antecipadamente.

      Excluir
  44. Boa noite, gostaria de saber se tem como cancelar uma conta corrente do banco bradesco mesmo tendo uma divida parcelada do uso do limite do cheque especial e parcelas de um imprestimo( nao estao atrasadas) e cheque devolvido na conta que nao conssegui resgatar.Nao fui ainda ao banco para pedir o cancelamento, mas gostaria de informaçao antes de ir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Para encerrar uma conta, é preciso que o consumidor pague todos os débitos com a instituição. Você pode negociar uma outra forma de pagamento com o banco. Porém ressaltamos que ele não é obrigado a encerrar a conta quando há débitos pendentes.

      Excluir
    2. Como assim? e se eu quizer pagar atraves de boletos. Onde esta meu deireito de consumidor? nao aguento mais pagar juros abusivos e taxas de outro mundo.

      Excluir
    3. Boa tarde,

      Conforme informamos anteriormente, o banco não é obrigado a fazer este tipo de negociação. Somente através de uma ação judicial é que a instituição pode ser obrigada a reduzir as taxas cobradas em contrato e/ou aceitar pagamento via boleto bancário.

      Sendo assim, orientamos que ingresse com uma ação na Justiça, pois somente o Poder Judiciário pode determinar se a taxa de juros cobrada é abusiva ou não.

      Excluir
  45. Olá

    Tenho uma conta no BRADESCO em meu nome e usei o limite em conta há dois e desde então não depositei nenhum valor pra cobrir, mesmo sabendo sobre os juros contados a partir desse valor.
    Gostaria de saber quais são as formas de negociação?
    Existe a possibilidade de parcelamento da dívida (que não sei ao certo quanto é) e pagamento por boletos por exemplo? Se existir, posso encerrar minha conta mesmo assim?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Para encerrar uma conta, é preciso que o consumidor pague todos os débitos com a instituição. Você pode negociar uma outra forma de pagamento com o banco. Porém ressaltamos que ele não é obrigado a encerrar a conta quando há débitos pendentes.

      Excluir
  46. Fiquei sabendo que poderia encerrar conta corrente em outra agência, não necessariamente aquela em que sou correntista, desde que formalize o pedido por escrito ou preencha formulário para tal. Fui até uma agência próxima do trabalho, mas o funcionário disse que não poderia fazê-lo pois havia limite de crédito para "Cheque Especial" e "Crédito online" vinculados a minha conta, sendo que eu nunca solicitei nem usei nenhum crédito(acho que esses limites de créditos são automáticos para todos os clientes). Disse depois, que eu só poderia encerrar a conta na minha agência. Isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O banco não pode alegar existência de serviços, sobretudo quando não foram solicitados pelo consumidor, para não encerrar a conta, a não ser que você tenha alguma pendência financeira com a instituição.

      Caso não haja nenhuma pendência, o banco é obrigado a proceder o encerramento, se não o fizer, você pode fazer uma reclamação no Banco Central (www.bcb.gov.br) e no Procon de sua cidade.

      Os canais de atendimento do Procon-SP podem ser consultados no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  47. Bom dia,

    Eu tinha uma conta no BB, que já não movimentava à muito tempo e recebi uma cartinha do banco informando que a minha conta estaria sendo encerrada caso eu não fosse regularizar/atualizar os dados, então eu liguei para o 0800 para me informar se tinha alguma pendência e me informaram que tinha uma pendência no valor de mais ou menos 114,00 de taxa de manuntenção, então eu fiz o depósito deste valor para que o banco não tivesse obstáculo para o encerramento, mas o que aconteceu foi que não tive tempo de ir cancelar no mesmo mês, então resolvi ir agora em agosto depois que fosse depositado meu PASEP, o aconteceu foi que o banco descontou além dos 114,00, um valor de 294,00 do meu pasep, fui ao banco para receber explicação e me informaram o seguinte: existia um limete de 50 reais de cheque especial, como a minha conta estava sem saldo, todos os meses eles descontavam a taxa de 3,20 (conta universitária) quando acabou esse valor, eles iam descontando e gerando um saldo devedor e além dessa taxa,todos os meses, cobravam uma taxa de adiantamento de cheque especial de 39,00 a qual eu desconhecia. É procedente esta cobrança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A cobrança só pode ser feita se a contratação do limite foi feita pelo consumidor. Ou seja, se o serviço foi incluso sem sua solicitação, o banco não pode cobrar.

      Caso necessite formalizar uma reclamação, entre em contato com nossos canais de atendimento http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  48. Olá, boa tarde!
    Eu tenho uma conta conjunta na Caixa com meu ex companheiro e quero sair dessa conta.
    Só que eu moro em outra cidade e não queria ir até lá só para encerrar essa conta.
    Posso ir em qquer agencia da Caixa e solicitar a minha saída desta conta?
    Detalhe, eu não tenho cartão nem cheques dessa conta, só ele quem a movimenta.
    O que eu devo fazer?
    No aguardo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cissa,

      Não há nenhum impedimento para que você solicite o encerramento da conta em sua cidade. Porém o contrato com o banco pode exigir que ambos assinem o destrato.

      Sendo assim, orientamos que procure a agência mais próxima para solicitar o encerramento com o preenchimento do formulário fornecido pelo próprio banco ou através de redação própria, lembrando de datar e assinar o documento.

      Excluir
  49. eu tenho uma conta corrente no itau
    eu queria saber se eu sou obrigado a pagar 13,45 todo mes
    por eu utilizar os caixas eletronicos
    vlw
    obrgd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Kleiton,

      Depende do pacote de tarifas contratado ou da quantidade de vezes que você utiliza o serviço. Sugerimos que leia o nosso post sobre os serviços gratuitos que todo correntista tem direito se optar pelo Pacote de Serviços Essenciais.

      Talvez ele possa esclarecer sua dúvida lhe ajudar a não pagar tarifas: http://educaproconsp.blogspot.com.br/2012/07/o-extrato-bancario-e-os-servicos.html

      Excluir
  50. Boa Tarde,

    Recebi hoje uma notificação do Banco do Brasil informando que devo R$ 512. Acontece que não faço nenhuma movimentação na conta desde janeiro (cerca de 7 meses). Pelo que li na matéria, o banco deveria ter me notificado após 90 dias de inatividade da conta, porém eles não fizeram isso.
    Eu posso recorrer dos valores de taxas de serviços e juros que foram cobrados após esses 90 dias, visto que não fui notificado no prazo de 90 dias (a única notificação que recebi foi após 7 meses)?

    Obrigado!

    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fernando,

      A cobrança é indevida. Orientamos que denuncie a prática ao Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br) e formalize a reclamação no órgão de defesa do consumidor de sua cidade. Consulte os canais do Procon-SP aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Para fazer a reclamação no Procon-SP é importante possuir o comprovante do que foi cobrado durante o período de inatividade da conta.

      Excluir
  51. tive que abrir uma conta no banco do brasil para receber meu salario (trabalho para a prefeitura),porem recebi apenas uma vez nesta conta, e no mes seguinte a prefeitura passou a receber novamente na caixa economica, e desde entao nao movimentei a conta,9 meses depois quando fui receber meu pasep fui na caixa nao estava na conta havia sido depositado na conta do BB, me fora cobrado taxas de manutenção, cobrança cumulativa de um seguro que eu nem sabia que tinha, na verdade foi cobrado os ultimos 3 ou 4 meses, pq tinha 16 reais na conta e este valor cobriu o seguro dos meses anteriores, contudo gostaria de saber se a cobrança deste seguro é correto levando em conta que o seguro é um serviço o qual é uma opção e o nao pagamento dele pressupoe que nao me interesso mais pelo serviço, assim nao deveria cumular esse pagamento, e as cobranças destas taxas sao corretas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Você não é obrigado a pagar um serviço que você não solicitou. Além disso, o banco não pode cobrar débitos nas contas inativas por mais de seis meses.
      Você pode fazer uma reclamação no Banco Central (www.bcb.gov.br) e no órgão de defesa do consumidor de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  52. Olá, tenho um emprestimo consignado, e hj recebi uma carta de notificação de negativação do meu nome junto ao serasa,pois o banco alega que o orgão pagador não está fazendo o repasse.Mas eu estou tendo o valor da parcela descontado normalmente no meu contra cheque.Contra quem devo acionar o judiciário, contra o banco ou contra a empresa,no meu caso o município ,pois sou funcionária,da prefeitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A reclamação deve ser contra o banco, já que o valor está sendo descontado em sua folha de pagamento.

      Excluir
  53. Tenho uma conta salario,depois que depositei dois cheques de outro banco no caixa eletronico o banco comecou a cobrar um monte de taxa e eu ainda to devendo pro proximo mes.meu salario que ja e pouco o banco ta comendo tudo.Pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alessandro,

      Para uma melhor análise do caso, orientamos que procure um de nossos canais de atendimento com a cópia do extrato bancário em que conste essas cobranças.

      Consulte os nossos canais no link abaixo:

      http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  54. Tenho uma conta no Santander faz 2 anos, mas atualmente não utilizo essa conta.
    Pedi um empréstimo pessoal que é debitado diretamente da conta.
    Posso fechar a conta? Acho injusto pagar R$ 45 de pacote de serviços de uma conta onde apenas é debitado um empréstimo.

    Já perguntei ao gerente, mas ele disse que não é possível fechar a conta enquanto tenha um empréstimo.

    Qual a melhor opção para não ter que pagar essa taxa de pacote de serviços?

    Esse "pacote" inclui além da conta um cartão de crédito, que se for o caso poderia cancelar.

    Obrigado pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Álvaro,

      Para encerrar uma conta, é preciso que o consumidor pague todos os débitos com a instituição. Você pode negociar uma outra forma de pagamento com o banco. Porém ressaltamos que ele não é obrigado a encerrar a conta quando há débitos pendentes.

      Em relação ao pacote de tarifas, sugerimos que leia um post sobre o tema. Talvez o conteúdo o ajude a solucionar o problema:http://educaproconsp.blogspot.com.br/2012/07/o-extrato-bancario-e-os-servicos.html

      Excluir
  55. ola fiz um emprestimo e fiquei desempregada uns cinco meses,qdo voltei a trebalhar eles ja tinham mandado pra cobrança,pois e estao me tirando todo o salario,isso procede?JA Q NAO ME CONTATARAM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para a devida análise do caso, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  56. meu marido tem uma conta corrente no itau a conta ficou 4 meses sem movimentacao e o banco ligou informando que tem um saldo devedor de 260 reais mas nao sabemos o que fazer. a dois meses atras ele tirou o extrato da conta mas nao constava nenhum saldo devedor por favor me explico o motivo dessa divida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bruna,

      O banco deve informar por escrito e de maneira clara a respeito do saldo devedor.

      Excluir
  57. Boa tarde! tenho um conta no itau a 1 ano e meio , eles tao cobrando uma varias taxa, so que nunca foi movimentada durante esse periodo de 1 ano e meio... eu tenho que pagar os seis meses de taxa? ele podem cobrar esses 6 meses? sendo que nao foi movimentada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partir do sexto mês sem movimentação espontânea, ainda que o banco não opte por encerrar a conta, não deverá cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor.

      Para formalizar a reclamação, procure os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Excluir
  58. Essas informações são muito úteis!!!
    Estou no processo de encerramento de conta corrente mas o banco andou dificultando as coisas: disseram que eu teria que fechar na agencia que abri a conta (que fica a quilômetros da minha residência), apareceram cobranças que não aparecem no extrato e disseram que podem me isentar ou não de certas taxas que eu nem sei o que é.
    Paguei "parte da pendência" mas estão cobrando quase mil reais de taxas de uma conta universitária, espero que estejam errados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Flávia,

      Para a devida análise do seu caso, orientamos que entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade. Consulte o link abaixo: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      É importante possuir a documentação que comprove as cobranças mencionadas.

      Excluir
  59. Tenho uma divida com o Hsbc e eles me fizeram uma proposta para parcelamento. Como a conta e conjunta eu aceitei os valores mas minha esposa não. Agora eles estão ligando para minha casa e serviço exigindo que ela assine pois efetivaram no sistema do banco e podem perder o emprego se ela não assinar. Como ela nunca concordou com os valores apresentados estão ameaçando uma cobrança judicial. Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Uma empresa não pode exigir que o consumidor assine qualquer contrato. Mas pode cobrar o débito judicialmente.

      Ressaltamos que na cobrança de débitos, o fornecedor não pode constranger (ligar no trabalho, por exemplo), nem ameaçar o consumidor.

      Se a conta for de Pessoa Física, você pode formalizar uma reclamação em nossos canais de atendimento ou no órgão de defesa do consumidor de sua cidade.


      Consulte nossos canais de atendimento no link abaixo: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  60. Boa Tarde, eu estava com uma c/c e uma c/p no banco Itaú, como não usaria mais a c/c, pedi para cancelarem, ai disseram que não poderiam sem cancelar a c/p também, ai disse que mudaria de banco, ai eles aceitaram inativar minha c/c, passei todo o dinheiro para a c/p e na c/c ficou zerada.

    Sendo assim, eles inativaram minha c/c, eles não podem mais cobrar aquelas taxas, o que eu posso fazer se eles mesmo assim continuaram descontando aquela taxa, porque minha conta estava zerada, ai vai acabar ficando negativa e cobrando juros...
    Se puderem me explicar, Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Caso as cobranças continuem, você pode fazer uma reclamação nos canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte nossos canais de atendimento no link abaixo: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  61. Por meio deste gostaria de saber se uma transferência de conta dentro do mesmo banco, de uma agência do Estado de Minas Gerais para uma agência do Estado de São Paulo, automaticamente encerra a conta da agência de Minas gerais. O banco aceitou e realizou a transferência da conta corrente para uma agência de SP (com novo número), isso já é o suficiente para caracterizar o encerramento da conta de Minas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a transferência ocorreu no mesmo banco sim. Portanto, não há necessidade de encerrar a conta.

      Excluir
  62. ola meu nome é rosangela recebi em minha conta poupança na caixa economica o pis e depois de 2 dias constava o mesmo valor eu fui la e saquei,pensando que era um dinheiro meu, agora estou com saldo devedor quero saber se futuramente os proximos pis e fundo de garantia ou até mesmo o bolsa familia eles iram reter até quitar a divida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rosângela,

      A princípio o banco não pode alienar depósito de salários para pagamento de dívidas.

      Para a devida análise do seu caso, orientamos que entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade. Consulte o link abaixo: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      É importante possuir a documentação que comprove as cobranças mencionadas.

      Excluir
  63. Boa tarde,meu nome é Marilene tenho uma conta corrente na Caixa Economica desde agosto de 2011,faço bastante movimentação e eles me deram um limite de 800,00 porém nem me avisaram,só descobri quando voltou um cheque,então procurei minha agência,foi aí q me explicaram que eu tinha entrado no limite e estava com um saldo devedor,fiz o possível e o impossível e depois de muitos depositos paguei a divida,mas hoje fui fazer um saque na conta poupança e tinha apenas 0,54 centavos,fizeram um tal de TEV MESM T,pesquizando na net descobri q fizeram uma tranferencia eletronica de valores,porém novamente não fui informada,se assinei algum documento eles tinham que pelo menos me deixar ciente do que eu estava assinando,gostaria de saber como devo proceder pois irei ao banco para pedir q cancelem essa tranferencia, tenho algum direito em relação a isso?Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Para a devida análise do seu caso, orientamos que entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade. Consulte o link abaixo: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      É importante possuir a documentação que comprove as cobranças mencionadas. Lembrando que o banco só pode incluir um serviço com a autorização do consumidor.

      Excluir
  64. Bom dia,
    deixei uma conta no Banco do Brasil com saldo positivo, em 2010, e nao movimentei mais, estou no Japao desde entao. E pedi para que minha cunhada fosse ao banco para cancelar a conta e la informaram a ela que a conta esta em prejuizo, e foi passada para uma instituicao de cobranca.
    Onde estou devendo R$900,00! sendo que deixei meu saldo positivo. Entendo que a conta corrente tem seus encargos e tarifas, e aceito pagar todas elas, mas R$ 900,00 é absurdo. Disseram que chegou a esse valor devido aos juros cobrados em cima dos saldos negativos,
    gostaria de saber como devo proceder para cancelar minha conta.
    obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Para a devida análise do seu caso, orientamos que entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade. Consulte o link abaixo: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html
      Como você esta fora do país pode passar uma procuração para uma pessoa de confiança para que esta o represente junto ao Procon e a instituição financeira em questão.

      Excluir
  65. Boa tarde,

    Desejo encerrar a minha conta corrente (Bradesco), porem me mudei para São Paulo e minha agência é da cidade de Campinas, gostaria de saber se eu posso realizar o encerramento em qualquer agencia próximo ao meu novo endereço?
    Pois a informação que me passaram é que só poderia fazer o encerramento na minha agência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, você pode encerrar sua conta em qualquer agência do banco em questão. Caso não conseguiga, pode registrar uma reclamação junto a ouvidoria do banco ou no Procon (veja os canais de atendimento).
      Orientações - 151 (Só para a capital). De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

      Pessoalmente - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos Postos do Poupatempo, sujeito a agendamento no local e distribuição de senhas.

      - Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro. São Paulo/SP Telefone: 0800-772-3633

      - Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo/SP (próximo ao Largo Treze de Maio). Telefone: 0800-772-3633

      - Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera - São Paulo/SP (ao lado do metrô). Telefone: 0800-772-3633

      Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz, Feitiço da Vila e Imigrantes* , de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. Veja os endereços aqui.

      *No CIC Imigrantes o atendimento ocorre somente às segundas - feiras das 9h às 15h.

      Por fax - (11) 3824-0717. De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

      Por cartas - Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo/SP.


      Dívidas também podem ser esclarecidas no nosso atendimento eletrônico, que pode ser acessado aqui. De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

      Excluir
  66. Boa Noite.
    Abri uma conta salário pela minha empresa em 2009. Atualmente em 2012, tive meus documentos roubados e fui gerar uma negativa no spc, a qual acusou uma dívida de 110 reais com o banco. Fui até o banco averiguar e o mesmo alegou que eu tenho uma dívida no valor de 3098 reais, referente à manutenção de uma conta aberta em 2009, cujo o limite era de 2000 reias e que eu nunca utilizei este limite, Usava a conta apenas para receber o salário. Lembro de encerrá-la, no entanto não tenho nenhum comprovante. O que eu devo fazer, está cobrança está correta. Eles podem usar o limite para pagar tarifas de uma conta inativa, visto que, no momento que eu cancelei eu quebrei o cartão, portanto nunca mais esta conta foi usada. Como devo proceder?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      A partir do sexto mês sem movimentação, o banco não pode cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor.

      Caso a conta esteja em nome de Pessoa Física, faça uma reclamação junto ao Procon de sua cidade.

      Consulte o link abaixo: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      É importante possuir a documentação que comprove as cobranças mencionadas.

      Excluir
  67. Bom dia, meu nome é yuri e estou com problemas com o banco bradesco S/A. Minha conta ficou inativa por mais de 3 anos com um saldo positivo de 150,00. Após esses 3 anos o debito das tarifas cobradas pelo banco totalizou em 1357,00R$. O banco ofereceu uma proposta para eu quitar em 300 R$ e me livrar da divida. Gostaria de saber se vale a pena brigar por estes 300R$ ou eu aceito os termos bancarios e me livro logo do problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Para a devida análise do seu caso, orientamos que entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade. Consulte o link abaixo: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  68. Oi!
    Por favor me ajudem, financiei um veiculo pelo HSBC, mesmo banco que recebo meu salário. Acontece que estou totalmente endividada e preciso desvincular meu salário desta conta para continuar com o sustento de minha família. Por este motivo quero ver se é possivel eu solicitar um boleto para pagamento do meu carro, já que no contrato reza que será descontado em conta corrente. Pretendo continuar a pagar o carro, o que eu posso fazer? O banco pode negar de fornecer o boleto? caso isso aconteça como posso pagar o carro se minha conta corrente ficar sem saldo suficiente para as outras dívidas? Me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana,
      Para uma melhor análise do caso, procure os canais de atendimento do Procon de sua cidade com a cópia do documento.

      Nossos canais podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html

      Excluir
  69. Bom dia Meu nome é Emerson tenho uma duvida sobre meu pasep. Sou funcionario publico e meu pasep sera liberado na quarta feira porem tenho uma conta no Banco do Brasil que nao foi encerrada porem ja faz mais de 8 anos que não uso esta conta corrente o banco tem o direito de reter meu pasep por esta divida??

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Emerson, O Pasep não tem haver com relação de consumo. Desta forma, não questões relacionadas a este assunto não são tratados pelo Procon. Acredido que você deva verificar como foi feito o depósito no ano anterior.

      Excluir
  70. Boa tarde,

    Minha namorada ficou com a conta sem movimentação por três anos no Banco do Brasil, esqueceu que a conta existia. Agora, depois de três anos, ela recebeu uma correspondência pedindo que se dirigisse ao banco pois tinha débitos na conta. Três anos atrás ela não tinha débitos na conta, que tinha uma tarifa de 6 reias por mês como "pacote de serviços". Ela foi ao banco e disseram q o débito dela estava em pouco mais de R$500. Ela parcelou em 10x de R$58 e recebeu o primeiro boleto, porém disseram que não era possível encerrar a conta até que todos os boletos fossem pagos. Pelo que vi aqui, cobraram juros por 3 anos, tarifas por 3 anos, e ainda se negaram a fechar a conta. Está certo isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Para uma melhor análise do caso, procure os canais de atendimento do Procon de sua cidade com a cópia do documento.

      Nossos canais podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html

      Excluir
  71. Bom Dia,

    Meu nome é Denise, Trabalhava em uma empresa aqui na minha cidade e a mesma abriu uma conta no banco Santander para eu receber o salário. Saí da empresa em dezembro de 2011, não encerrei a conta, pois a agencia que tinha dentro da empresa não encerrava, somente em outra agencia, como não tive tempo não encerrei. Já em janeiro (2012) fui para encerrar e me informaram que eu tinha que pagar 250,00 para encerrar a conta e que tinha um seguro residencial nessa conta (sendo que nem casa no meu nome eu tenho) eu disse que não iria pagar, pois nunca usei o cartão, só usei quando trabalhava na empresa e só para retirar o pagamento. Eu tinha 250,00 tbm na minha poupança, além dessa quantia tinha mais os 250,00 e que se eu não pagasse não iriam encerrar. Deixei assim, pois não tinha porque eu pagar esse tanto. Agora estão ligando na casa da minha mãe dizendo que eu tenho um debito de 953,00 devido essa conta. A conta não tem movimentação desde dezembro de 2011, pois nunca usei pra nada esse cartão nem quando trabalhava na empresa, só tirava meu pagamento (pois não trabalho com nenhum cartão e nem cheques). O que posso fazer a respeito?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  72. Bom dia,
    Para uma melhor análise do caso, procure os canais de atendimento do Procon de sua cidade com a cópia do documento.

    Nossos canais podem ser consultados aqui: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/equipe.html

    ResponderExcluir
  73. ok, Mas a cópia de qual documento?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os extratos bancários ou documentos de cobrança do banco.

      Excluir
  74. Boa tarde, me chamo Adriana estou com saldo devedor no BB e agora caiu meu pasep e já descontaram o valor do pasep em parte desta dívida, procurei o banco e me disseram que isto é o correto, mas o pasep não é um benefício pelos nossos trabalhos prestados, sendo assim, eles podem fazer este desconto?

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde, se a conta esta devedora qualquer valor que for depositado acaba sendo usado como forma de abatimento do débito.

    ResponderExcluir
  76. Olá boa tarde. Me chamo André e tenho 2 questionamentos

    Sou funcionário público e ao tomar posse fui informado que deveria abrir uma conta OBRIGATORIAMENTE no Banco do Brasil. Chegando na agência pedi para que fosse aberta uma conta salário para apenas receber os proventos, sem limites e cobrando apenas o valor mínimo, porem o funcionário da agência alegou que a conta não poderia ser apenas salário pois se houvesse outros benefícios como diárias por ex. eles não cairiam na conta. Resultado, eu tive que abrir uma conta comum e me cobram quase 13 reais para eu simplesmente receber o meu pagamento.Essa informação procede?

    2- Tenho uma conta aberta na Caixa E. fui na agência mais próxima da minha casa para fechar-la, a atendente me disse que eu só poderia fechar na agência que eu abri, tenho lido aqui que eu posso fechar em em qualquer agência, mas onde eu acho escrito isso? alguma resolução no site do Banco Central? Quero imprimir e levar na agência pois já fui várias vezes e não querem fechar essa conta.

    Grato.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia, você pode solicitar ao banco do Brasil a utilização de uma conta para uso de Serviços essenciais (veja a Resolução 3.919 de 25/11/10 do Banco Central).Se você usar os serviços de acordo com o estipulado não pagará por eles. Quanto ao encerramento da conta, pode sim ser em qualquer agência.
    Para a devida análise ou mais informações do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

    Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

    ResponderExcluir
  78. Olá, eu pedi o cancelamento de um cartão de crédito o qual estava com dìvida , gostaria de saber se mesmo após o cancelamento do serviço eles podem continuar cobrando juros sobre juros. Eu quero fazer acordo pra pagar a dívida mas a cada dia o juros estão maiores , pode me auxiliar? Obrigada..

    ResponderExcluir
  79. Bom dia Lenize, você pode solicitar a empresa a planilha de cobrança e levar ao órgão de defesa do consumidor de sua cidade para verificar se os valores estão corretos e depois tentar compor um acordo com a instituição. O acordo deve ser registrado em contrato contendo tudo o que for combinado verbalmente.
    Para mais análise do caso entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

    Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

    ResponderExcluir
  80. Olá. Gostaria de saber se posso encerrar minha conta corrente no banco mesmo ainda tendo duas parcelas no cartão de crédito para pagar (elas são via boleto).

    Obrigado

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde Felipe, se as parcelas não estão vinculadas a débito automático ou se não há alguma outra conta ou cheque a ser descontado da conta bancária,não há nada que inpeça o cancelamento da conta corrente.

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde,
    A situação na qual estou envolvida é a seguinte. Há aproximadamente 3 anos levei a documentação para abrir uma conta corrente jurídica. Mas nunca fui comunicada da autorização da conta, então não fiz nenhum depósito, nem extrato eu tirei da conta, ou seja, nunca foi movimentada. Porém em março, chegou uma carta que o CNPJ estava nos órgãos de proteção ao crédito. Essa empresa foi dada baixa em março, então assustamos com a carta. O banco quiz cobrar um valor absurdo, que negociado caia para aproximandamente 3000,00, então depois de acionarmos um advogado, eles estão querendo negociar apenas as taxas que dá um valor aprox. de 500,00. Gostaria de confirmar se esse é o procedimento correto, se não estamos sendo enganados e tendo nossos direitos desrespeitados.

    ResponderExcluir
  83. Bom dia, o Procon-SP não faz intermediação para PJ. Orientamos que ingresse com ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas), que acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

    Os endereços dos Juizados Especiais Cíveis da cidade de São Paulo e municípios vizinhos, encontram-se disponíveis em nosso site. Acesse: http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo. Suponhamos que a minha conta seja de pessoa física. Eu gostaria de saber o seguinte. Essa taxa que o banco quer cobrar referente ao início da conta relamente tem que ser paga, mesmo a conta sendo inativa? Eles falaram que se levarmos a processo o banco nunca mais poderemos usar dos serviços deles. Então eles pediram uma carta de cancelamento e quer que paguemos a taxa desses primeiros meses da conta.

      Excluir
  84. Bom dia.

    Em 2010 abri uma conta pessoa fisica no Itaú por insistencia da gerente da minha conta pessoa juridica, tendo a orientação de que seu eu não usasse a conta nunca seria cobrada tarifa. No entanto, a primeira correspondencia que recebi desta conta foi o informe de rendimentos de 2011 com saldo devedor de R$1.300,00.

    Visitei a agencia a agencia de imediato (03/2012), quando uma nova gerente da conta ficou de verificar o meu caso, adiantou que nunca foi cadastrada senha para a conta e que as cobranças são de tarifas.

    Até hoje não obtive resposta e o banco já trocou de gerente por 4 vezes desde 03/2012.

    Recebi recentemente cartas do SCPC e SERASA informando a inclusão do meu nome devido a divida dessa conta de R$3.039,00.

    Por favor, qual melhor caminho para a solução? Entrar direto com uma ação judicial ou apenas registrar a reclamação no PROCON?? Estou procurando casa para financiar!

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Estevão, Para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  85. Boa tarde,

    Minha dúvida é a seguinte: Em 2004 meu avô faleceu e mantinha uma conta poupança, porém, só ficamos sabendo disso no decorrer do processo de inventário. O banco foi intimado para apresentar o extrato desde o mês em que ele faleceu 03/2004 até o mês em que houve a transferência do valor para a conta judicial. Ocorre que havia um saldo de mais ou menos R$ 2.700,00 e no decorrer dos anos, foi cobrada tarifa de manutenção, retirando ao todo da conta mais de R$ 700,00 reais. O banco pode cobrar tarifa de manutenção em uma conta que não há movimentação há mais de 6 anos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  86. Abri uma conta corrente para meu ex-esposo depositar a pensão para os meus filhos. A mais de 8 meses a conta não recebe um centavo de depósito devido ao desemprego do pai de meus filhos. Nunca recebi nenhum comunicado por parte da Caixa Econômica Federal. Recentemente passei a receber o benefício do Bolsa Família em outra conta, mas a Caixa Econômica, sem nenhum comunicado, passou a reter o benefício dos meus filhos para sanar a dívida da minha conta corrente. Não recebo ajuda do meu ex-esposo e o banco ainda me tira um benefício social que me auxiliava com alimento para meus filhos. Me sinto roubada duas vezes. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  87. Olá em abril de 2010 abri uma conta universitária, ao qual os atendentes bancários meio que por pressão me deram papéis para assinar dizendo que nào iria ser cobrado nada se não fizesse uso da conta. Esses dias um colega recebeu um débito do banco por conta inativa, aí então comecei a ficar preocupado. Porque não fechei a conta por estar morando mais longe, mais ao mesmo tempo tenho medo de estar com uma conta alta. Nunca tive nenhuma notificaçao, apenas uma vez mais ou menos 1 ano depois da abertura, o banco ficou me ligando, mais não atendia porque achava que era para oferecer serviços. Poderia me ajudar neste problema, eles desativam a conta, como é a procedência, já que nunca fiz uso nenhum dela? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  88. oi em 2009 fui ao banco abrir uma conta corrente para depósito de salário, fiquei na empresa uns 20 dias e sai, recebi só um pagamento desses dias, não fechei a conta porque um dia fui na agência e estava lotada, e deixei assim, mais estou preucupado apesar de nunca me mandarem nada, nada mesmo, o que eles fazem nessa situaçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, se a conta aberta realmente era classificada como conta salário (sem movimentação, apenas entrada e saída de salário), não deve haver cobrança de taxas. De qualquer forma, é necessário comunicar ao banco o encerramento da conta, por escrito.

      Excluir
  89. Respostas
    1. Boa tarde, Para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  90. Boa tarde. Minha mãe tem um linha telefônica há 42 anos em seu nome (pf) e que é usada para fins comerciais. Desde o último dia 18 a Vivo a suspendeu sem motivo e nos gerou uma série de problemas, e desde então estamos em contato, mas eles nunca resolvem, e o prazo que era de 48 horas (até 20/09, portanto) já mais que espirou. Temos que submeter o processo como pessoa jurídica ou física? Creio que para nós seria melhor como pj, o que podemos comprovar, pois ela está no contrato social, mas necessito esclarecimento. Grata, Solange

    ResponderExcluir
  91. sim foi explicativo, mas gostaria de saber se assim como eu nao movimento a conta desde maio de 2012, se eu for enceerrar a conta, eu tenho que pagar as taxas, e se o banco cancelar a conta eu nao preciso paga-las

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marcos, para a devida análise do caso , entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  92. Boa tarde Solange, você precisa verificar junto a empresa telefônica se o cadastro de sua mãe está como pessoa física ou jurídica.

    Se como pessoa física para a devida análise do caso e abertura de reclamação, você pode entrar em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade. Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

    Caso a linha esteja como pessoa jurídica o Procon-SP não faz intermediação para PJ. Orientamos que ingresse com ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas), que acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

    Os endereços dos Juizados Especiais Cíveis da cidade de São Paulo e municípios vizinhos, encontram-se disponíveis em nosso site. Acesse: http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597


    ResponderExcluir
  93. Boa tarde,

    Abri uma conta no banco Bradesco em 2009 (conta corrente simples), mas apenas a utilizei por no máximo 6 meses após a abertura. A partir destes 6 meses a conta ficou sem movimentação alguma.

    Depois de 3 anos o banco me liga dizendo que eu fiz um débito de R$ 57,00, então eu expliquei que a conta estava parada, mas mesmo assim eu iria pagar essa dívida.

    Ela me indicou cancelar a conta, algo que eu quero fazer, mas realmente estava sem tempo, pois o banco é longe de onde trabalho. Pedi que ela me enviasse um boleto para que eu pudesse efetuar o pagamento, pois não faço transações na internet e nem teria tempo de ir fazer depósito no banco.

    Enfim, a 2 semanas chegou uma carta do SERASA com essa dívida, e hoje chegou outra do SERASA com uma dívida de aproximadamente R$ 750,00.

    Eles podem aumentar nesta proporção a dívida?

    Como devo proceder?

    Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  94. Bom dia, para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

    Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

    ResponderExcluir
  95. Bom dia tenho uma conta no santander que era conta salario eles transformarão em conta corrente mas tive alguns problema ai perdi meu cartão de credito e meu limite do cheque especial ai fiz acordo e botei via boleto bancario mas se eu atrazo o pagamento do boleto eles pegam da minha conta isso e certo gostaria de saber se eu posso muda minha conta para salario ja que eu não tenho mas nada com o banco e o que eu devo eu pago via boleto ?
    E o que devo fazer para não desconta do meu salario ?

    ResponderExcluir
  96. Bom dia, Bom dia, para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

    Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

    ResponderExcluir
  97. Por gentileza, tenho uma conta no Bradesco e nao movimento a mais de 3 anos, nunca entraram em contato comigo, nem carta nem telefone. Esse procedimento poderia negativar meu nome?

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde, se a conta não é movimentada o consumidor deve solicitar o encerramento da conta por escrito, através de formulário fornecido pelo próprio banco ou através de redação própria, lembrando sempre de datar e assinar o documento para que não gere cobrança de taxas. No caso é preciso verificar junto ao banco como está a situação.
    Para amais informações entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

    Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html


    ResponderExcluir
  99. Bom dia ! Tenho conta corrente no banco itaú, porém esse meu cartão era crédito e débito. Mais estou devendo no crédito e quero encerrar minha conta corrente, eu consigo mesmo com esse débito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para a devida análise do caso entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  100. Olá,
    Tenho uma conta universitaria no Santander há mais de 4 anos e nunca movimentei. Há 2 dias depositei 70,00 e pra minha surpresa, quando fui verificar oi saldo, estava em 10,60. O estrato mostrava vários lançamentos de 4,60 referentes aos meses de setembro de 2011 a outubro desse ano. Pelo que li nos posts aqui, contas inativas por mais de 6 meses não podem cobrar taxas de manutenção. O que devo fazer? estava pensando em acionar um advogado.

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde, para a devida análise do caso entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

    Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde,

    Eu solicitei a abertura de uma conta universitária, na qual só seria cobrada uma taxa de R$3,00 e fração. Porém eu só utilizava a conta poupança que foi depositada um valor de R$300,00 e fiz um saque no valor de R$100,00 da poupança. Só que no sistema consta que o saque de R$100,00 foi realizado da conta corrente (que não tinha nada além do limite)e foi cobrada uma taxa em cima deste saque (limite de R$100,00). A conta foi aberta em novembro de 2011 e o saque foi realizado em janeiro de 2012 e desde essa data eles cobram juros. Como resolver esta situação? O valor da poupança era de R$300,00 e ficou R$200,00. O valor foi retirado da poupança e no sistema consta que foi do limite. Quais são os meus direitos? Para fechar a conta terei que pagar tudo? Já foram debitados R$150,00 e ainda falta mais dinheiro. Estou indignada com essa situação. Minha intenção na abertura da conta era apenas receber dinheiro na poupança e retirar esse dinheiro da poupança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, para a devida análise do caso entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  103. Minha mãe é titular de uma cc com a minha irmã, minha mãe faleceu e o saldo está negativo, foi usado o limite do saldo especial, elas não tem chegues apenas saques. Era a conta que minha mãe recebia a pensão do meu pai. A minha mãe não deixou bens, a minha irmã é obrigada a pagar esse débito? Minha irmã tem o salário comprometido com outras dívidas, com a doença da minha mãe tivemos que gastar muito. Minha mãe morreu com 89 anos com muitos gastos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde, Boa tarde, para a devida análise do caso entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

    Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

    ResponderExcluir
  105. Olá, abri uma conta no Bco Santander por causa do trabalho e acabei saindo e não encerrei a conta, que ficou inativa por um tempo. Acabou que roubaram minha mochila, onde estava o cartão e de alguma forma retiraram R$2000,00 do limite, demorou meses pra eu perceber já q não usava a conta, e como não sabia q tinha um cartão na bolsa nem fiz BO, imaginei que só tinha coisas sem valor. O banco não devolveu o valor alegando que eu não tinha o BO, mas isso 7 meses depois, e a dívida já está em R$4500,00 não dá nenhum desconto. Vi com a PM e ainda posso fazer o BO, pois pretendo entrar com processo. Minha dúvida é se devo fazer isso pelo Procon ou pelo fórum de pequenas causas? Estou no meu direito? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  106. tenho uma conta no Bradesco de 2009, porem em 2010 parei de movimentar a conta mais havia usado o limite Total de 240 reais.em 2012 fui reaver minha conta e descobri que que meu limite havia sido aumentado para 1.500 reais e utilizado para manutenção e juros encima dos 240 reais, sem aviso e sem minha autorização.Agora o banco esta a me cobrar os juros encima dos 1.500 reais que esta totalizando uma divida de 2.200 reais.Minha pergunta e o banco pode aumentar meu limite para o mesmo cobrar as tarifas e o juros? tenho como recorrer desses juros abusivos e pagar somente oque devia?
    obs:fui ao banco e o mesmo me informou que não poderia fazer isso ou pagava os 1.500 a vista ou o valor total parcelado(os 2.2000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  107. Olá, tenho uma conta universitária sem movimentação desde o ano de 2011, alguns meses atrás recebi uma notificação do banco santander que minha conta estava sem movimentação há muito tempo, e que se não movimentasse nos próximos 90 dias ela seria encerrada, como não tenho interesse em manter a conta não me manifestei. Só que agora estou recebendo cobranças referente ao limite de cheque especial dessa conta, sendo que no ano de 2010 esse limite foi cancelado. A telefonista até gaguejou quando eu disse que não tinha limite de cheque especial e também não movimentava a conta. Pediu que eu fosse até o banco e retirasse um extrato detalhado e falasse com o gerente. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Siga a orientação do SAC da empresa. Se a cobrança for mantida mesmo após o cancelamento do limite do cheque especial, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  108. Boa noite,

    Hoje recebi uma ligacao de um banco de minha cidade onde eu tinha uma conta que nem lembrava mais que existia, porém, devo nao utilizar a mais de dois ou tres anos. A mesma era usada somente para receber meu salário.

    Contudo, estao me cobrando taxa de 1.800 reais. Se eu não pagar meu nome irá para o Serasa..

    Gostaria de saber se através do procedimento do Procon de minha cidade quais as medidas cabíveis?!

    Este valor cobrado irá ser excluído?? Ou irei ter que apelar para o poder judiciário??

    Aguardo retorno, por gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A partir do sexto mês sem movimentação, o banco não pode cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor.

      Caso a conta esteja em nome de Pessoa Física, faça uma reclamação junto ao Procon de sua cidade.

      Consulte o link abaixo e conheça os nossos canais de atendimento: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      É importante possuir a documentação que comprove as cobranças mencionadas.

      Excluir
  109. Gostaria de saber: 1 qual o procedimento quando o banco encerra uma conta inativa por mais de 6 meses que tem saldo positivo. Para onde vai o dinheiro e por quanto tempo o banco tem que guardar esse dinheiro e disponibilizá-lo ao ex-correntista? 2 quando o banco encerra uma conta que está inativa com saldo devedor (isso é possível?) por quanto tempo está dívida poderá ser cobrada do ex-correntista? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Laura,

      Quando uma conta corrente ficar sem movimentação espontânea - aquela realizada ou comandada pelo correntista para depósitos, saques, débitos e transferências, o banco deve tomar algumas providências:

      - Ao verificar que uma conta está sem movimentação espontânea por noventa dias, deverá emitir um aviso sobre essa situação, informando que, independente desse fato, a cobrança de tarifa de manutenção permanece.

      - No mesmo aviso, deverá informar também que caso a conta permaneça inativa por seis meses, poderá ser encerrada.

      - Após enviar o comunicado, se a cobrança da tarifa de manutenção for gerar saldo devedor, o banco deve suspendê-la.

      - As contas inativas por mais de seis meses podem ser encerradas por opção do banco. Se o banco optar pelo encerramento da conta, deverá informar o correntista trinta dias antes de completar o sexto mês de inatividade;

      - A partir do sexto mês sem movimentação espontânea, ainda que o banco não opte por encerrar a conta, não deverá cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor.

      Em relação a possível saldo positivo, o banco deve informar sobre o valor que o cliente possui na conta para que o consumidor tome as providências (faça a retirada ou volte a movimentar a conta).

      Excluir
  110. Boa tarde!
    No ano de 2010, sai da empresa onde trabalhava e não fechei uma conta corrente que tinha no banco bradesco. Essa semana, entraram em contato comigo, e me dirigi a agência onde fui tentar fechar a mesma. Fui informado que devido os débitos realizados no limite para pagar a manutenção da conta, eu estou devendo R$ 3.925,00 reais. Eu nunca recebi nenhuma comunicação para comparecer a agência para fechar a conta. Essa cobrança e legal, pois dizem que tiraram do limite para pagar a manutenção da conta. Podem fazer isso, e sem minha autorização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde João Paulo,

      As contas inativas por mais de seis meses podem ser encerradas por opção do banco. Se o banco optar pelo encerramento da conta, deverá informar o correntista trinta dias antes de completar o sexto mês de inatividade.

      A partir do sexto mês sem movimentação espontânea, ainda que o banco não opte por encerrar a conta, não deverá cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor.

      Caso a conta esteja em nome de Pessoa Física, faça uma reclamação junto ao Procon de sua cidade.

      Consulte o link abaixo e consulte os nossos canais de atendimento: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      É importante possuir a documentação que comprove as cobranças mencionadas.

      Excluir
  111. Boa noite,

    Sob quais circunstâncias um banco pode encerrar a conta de um cliente?
    Fiz uma reclamação na ouvidoria do Banco Safra sobre o atendimento da minha gerente e transferi boa parte dos meus recursos para outro banco. O saldo da conta ainda é positivo (mais de R$3.000,00).
    Uma semana depois recebi uma carta notificando o encerramento de minha conta em 30 dias, com data de postagem no dia seguinte à reclamação. Na carta não há justificativa para o procedimento.
    O Banco pode encerrar uma conta desta maneira? Ele pode exigir um valor mínimo depositado na conta para sua manutenção? Posso estar sofrendo retaliação por parte de minha gerente por ter feito a reclamação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para encerrar a conta, o banco deve apresentar as justificativas de maneira clara, precisa e antecipadamente.

      Pelo relato apresentado, a prática adotada pode ser considerada abusiva. Mas para a devida análise do caso, e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  112. Bom dia! Pedi que abrisse uma conta salário, e entreguei o documento da empresa... Abriu a conta e até ai tudo normal! Hoje não trabalho mais nessa empresa... E ja faz 6 meses que essa conta esta inativa, fui ao banco pedir o cancelamento da conta, ai descobri que abriram uma conta corrente comum, e não a conta salário que eu queria, mais mesmo assim ela estava inativa por esse tempo de 6 meses e eles nunca me mandaram carta e nem nada para me comunicar... Só fui saber que eu estava sendo tarifada quando cheguei ao banco e pedi o cancelamento... eles estão me cobrando 95,00 porque a conta estava inativa e para eu cancelar tenho que pagar... o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A partir do sexto mês sem movimentação, o banco não pode cobrar tarifas e encargos sobre o saldo devedor, assim como é vedada a alteração de conta salário para conta corrente sem prévia autorização do consumidor.

      Caso a conta esteja em nome de Pessoa Física, entre em contato com o Procon de sua cidade.

      Consulte o link abaixo e conheça os nossos canais de atendimento:
      educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      É importante possuir a documentação que comprove a cobrança mencionada.

      Excluir
  113. Meu nome e Gislaine estava desempregada e agora que arrumei um emprego a empresa me deu um papel para abrir uma conta corrente no BB, mas como eu tinha debitos com eles eles se recusam abrir uma conta pra mim, porem nao me neguei a pagar, me propus a fazer acordo e efetuar o pagamento, mas mesmo assim, eles falaram que fico bloqueada por 6 meses.. e agora vou perder o emprego pq nao posso abrir uma conta corrente... o que devo fazer... a empresa falou que eles sao obrigados a abrir, so que nao vao me dar limite cartaoo de credito etc... mas eu nao quero isso eu so quero uma conta pra mim poder receber...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gislaine, você pode solicitar ao banco a abertura de uma "conta salário" (não pode haver movimentação, apenas recebimento e retirada do salário). Para esta conta não pode haver restrição de abertura por conta de débitos junto a instituição. Para mais informações, procure o Procon de sua cidade.Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  114. Boa tarde!

    Tenho uma conta corrente no banco bradesco (a mesma foi aberta para que eu possa receber meu salário).

    Ultimamente tem sido cobradas algumas tarifas que não procedem como: seguro prestamista, anuidade cartão de crédito (que NUNCA solicitei) entre outras.

    Por esses motivos, que já tentei solucionar por diversas vezes, sem sucesso, fui até a agência hoje para fazer o encerramento da conta e com uma cartinha da empresa, pedi que abrisse somente uma CONTA SALÁRIO TED (para linkar com o Itaú, que já sou correntista).

    A funcionária me informou que eu teria que cancelar a CAP que possuo, fiz isso e a mesma me pediu que retornasse amanhã para encerrar, pois hoje não seria possível porque tenho limite de crédito na conta (não utilizado) e que ela teria que cancelar. Enfim, saí do banco sem assinar nada e sem ter a certeza de que ela daria algum procedimento a minha solicitação.

    Sobre a conta salário, ela recusou-se a abrir pois disse que 1º teria que ser feito o encerramento da conta.

    Isso tudo que aconteceu é correto?

    Obrigada!!

    Mariana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mariana, Para a devida análise do caso e abertura de reclamação, entre em contato com os canais de atendimento do Procon de sua cidade.

      Consulte os canais de atendimento do Procon-SP no link: http://educaproconsp.blogspot.com.br/p/perfil.html

      Excluir
  115. Olá, estou encerrando minha conta no banco e entrei em contato com alguns clientes que eu havia pagado com cheques, me colocando a disposição para pagamentos dos mesmos sem a necessidade de depósito dos cheques. Estão querendo me cobrar uma taxa de R$ 60,00 por folha de cheque resgatado no banco. Isso se procede? Já fiz esse procedimento e não realizei nenhum pagamento de taxas na caixa. O cliente tem conta no banco do Bradesco. Acho esse valor muito absurdo, alguém poderia me dar um auxílio como devo proceder? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcco, o Procon-SP não faz intermediação para PJ. Orientamos que ingresse com ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas), que acolhe ações judiciais de pessoas físicas e microempresas, desde que a causa não ultrapasse o limite de quarenta salários mínimos. Se o valor da causa for de até vinte salários mínimos, não há necessidade do consumidor contratar advogado.

      Os endereços dos Juizados Especiais Cíveis da cidade de São Paulo e municípios vizinhos, encontram-se disponíveis em nosso site. Acesse: http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597

      Excluir
  116. OLA EU TENHO UMA CONTA DO ITAU FAZ UNS 3 MESES QUE EU NÃO A MOVIMENTO ELA É CONTA CORRENTE ANTES DISSO ELA FICOU INATIVA POR DOIS MESES, SO QUE EU ESTOU A TRÊS MESES SEM MECHER NELA NÃO RECEBI NENHUMA NOTIFICAÇÃO, SEI QUE É COBRADO 14 REAIS MENSAIS DEPOIS DE 6 MESES SEM MOVIMENTAR ESSA CONTA ELES NÃO PODEM MAIS COBRAR A TAXA DE MANUTENÇÃO? JÁ QUE ZEREI A CONTA NA ULTIMA VEZ QUE USEI? OU VOU TER QUE PAGAR ESSA TAXA DE MANUTENÇÃO?

    ResponderExcluir

Não serão publicados:

Comentários ofensivos e comentários que contenham dados pessoais como telefone, e-mail, endereço e informações bancárias (número de conta corrente e cartão de crédito, por exemplo).