quinta-feira, 17 de abril de 2014

Dicas culturais para aproveitar o feriado

 Da Equipe do Blog

Feriado nos Museus e na Biblioteca de São Paulo

Para quem ainda não sabe o que fazer no feriado de Páscoa, que tal aproveitar os dias de folga com atividades culturais para toda a família? E para quem ainda não conhece muitos dos espaços de cultura na cidade, essa pode ser uma ótima oportunidade!  Museus e outros equipamentos mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo ficam abertos e são ótimas opções de lazer para toda a família, neste fim de semana (18 a 20/4).

Confira a programação completa.

Foto: SEC
A Biblioteca de São Paulo, por exemplo, vai realizar uma homenagem ao aniversário do escritor Monteiro Lobato e ao Dia Nacional do Livro Infantil, ambos celebrados no dia 18 de abril. No fim de semana, que marca as comemorações, várias obras serão apresentadas no programa permanente Hora do Conto que convidou companhias de contação de histórias especialmente para o evento. O autor nasceu em Taubaté (SP), em 18 de abril de 1882, e foi um dos mais influentes escritores do século XX. É internacionalmente reconhecido pelos seus livros infantis, sendo um dos primeiros escritores brasileiros a se dedicar ao gênero. Suas obras ganharam versões na TV em desenho animado e em série.


Sarau Astropoético e Feira "Troca tudo sem dinheiro até conselho" na Casa das Rosas

Foto: Casa das Rosas
Sábado é dia de sarau e feira de troca de livros na Casa das Rosas.

Feira livre totalmente aberta para novas e inusitadas ideias. Já trocou conselho sem nem mesmo conhecer ao próximo? Então, sem colocar a mão no bolso, podemos renovar guarda roupa, coleções e os mais variados itens dos quais já nos acostumamos, e ainda incorporar outros tantos. Livros, gibis, brinquedos, fanzines, LPs, CDs, HQ’s, roupas conselhos e o que mais estiver pronto para o escambo é mais do que bem vindo. As regras continuarão valendo, ficam de fora: livros didáticos e brinquedos quebrados.

Já o Sarau Astropoético é um encontro para quem quer contemplar estrelas. Enquanto os participantes olham imagens projetadas no teto, especialistas contam seus segredos, desde suas histórias até recentes descobertas científicas.

A ideia é possibilitar aos participantes aprender a encontrar as constelações com uma carta celeste em mãos. Essas remeterão a poemas que falam delas. Com Ana Carolina Pimentel e João Paulo Delicato.

Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3285-6986
Dias e horários: Feira "Troca tudo sem dinheiro até conselho" - sábado (19), das 14h às 17h; Sarau - sábado (19), às 19:00
Entrada franca. 

Fonte: Diário Oficial do Estado e Casa das Rosas

"Viva a Praça" em Sorocaba

Em Sorocaba, o fim de semana prolongado de Páscoa também terá atrações musicais nos parques da cidade. Dentro do projeto “Viva a Praça”, da Secretaria da Cultura (Secult), as apresentações começam no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, às 16h do sábado (19) com o trio “Conversa a Três”, formado por Marco Corrêa (percussão), Fabinho (violão 7 cordas) e Evandro Marcolino (bandolim), apresentando o melhor do repertório do choro, do samba e da bossa nova. 

No domingo (20), a partir das 11h, no Campolim,  haverá música caipira e causos com Sérgio Turcão e Giba da Viola. Eles fazem o VII Festival da Mentira 2014 “Troféu Violeiro Paulo Freire” abrindo, inclusive, espaço à participação do público.

Também no domingo, no Parque das Águas, a partir das 16h, Ricardo Nogueira e seu convidado, Carlos Madia fazem uma homenagem a dois dos maiores artistas da música brasileira: Chico Buarque e Caetano Veloso, músicos que influenciaram diretamente suas carreiras. Entre as composições que farão parte do repertório estão “O Quereres”, “Louco por você” e “Trilhos Urbanos”, de Caetano Veloso e “Tatuagem”, “A Rita” e “Trocando em Miúdos”, de Chico Buarque.  


Orquestra de Viola em Presidente Prudente

Foto: Secretaria Municipal de Cultura
No próximo domingo (20/04), às 20h, na Sala de cinema do Centro Cultural Matarazzo, acontece mais um Ensaio Aberto da Orquestra Municipal de Viola de Presidente Prudente, projeto da Secretaria Municipal de Cultura. O ensaio aberto já está no calendário da Secretaria, afinal é sempre no terceiro domingo de cada mês. A entrada é gratuita.

A Orquestra de Viola é formada por 25 violeiros, jovens, adultos, homens e mulheres, sob a regência do Professor e Maestro Anselmo Ferreira da Silva, com a coordenação de Heloísa Helena M. Luizari. Como o Ensaio Aberto já está na agenda com nó mínimo uma apresentação por mês, reúne cerca de 70 pessoas na Sala Condessa Filomena Matarazzo.

O objetivo da Orquestra de viola é resgatar a cultura do sertanejo de raiz, divulgar, difundir e expandir a moda de viola. Violeiros de todas as idades com paixão pela autêntica música caipira proporcionam ao público acesso a esse riquíssimo patrimônio cultural brasileiro.

Os ensaios acontecem regularmente às segundas-feiras e uma vez ao mês é realizado um ensaio em que o público pode ver e ouvir as novidades, além de presenciar como o projeto foi acolhido por quem ainda tem no som da viola a verdadeira música sertaneja.


Peça "Paixão segundo João" em São José dos Campos

O Coro Jovem Sinfônico e a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos vão apresentar nesta sexta-feira (18), às 19h, no Espaço Cultural São Benedito (Largo São Benedito, s/n – Centro), a “Paixão Segundo São João”, do maestro J.S. Bach. A entrada é gratuita.

A peça foi concebida em 1724 e será apresentada pelo Coro e pela Orquestra por causa da Semana Santa, período que relembra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. “Paixão Segundo São João” é anterior à “Paixão Segundo São Mateus”, considerada uma das obras-primas do renomado compositor alemão.

O oratório sacro foi criado a partir dos capítulos 18 e 19 do Evangelho de João da Bíblia luterana. Sua estrutura é composta de cenas, em que o coro irá incorporar personagens da história. A obra é considerada dramática e extravagante, sendo um exemplo histórico da música barroca do século XVIII.

A apresentação será comandada pelo regente Sérgio Wernec, do Coro Jovem Sinfônico. O grupo foi formado em 2005 e tem como objetivo educar, formar e preparar futuros cantores profissionais, através de aulas teóricas, práticas e apresentações diversas.