segunda-feira, 5 de junho de 2017

Cuidados com o Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente dedicamos um post sobre os cuidados que devemos ter em nosso dia a dia para preservá-lo. As dicas são do Portal do Consumidor:

Viver em um lugar seguro significa cuidar também de nossa casa maior, nosso próprio planeta. Afinal, nossos filhos e netos precisam de um lugar seguro e preservado para morar. Muito do que fazemos em casa coloca em risco o meio ambiente e isso se reflete na própria saúde da família e dos vizinhos.

Atitudes simples que podemos tomar dentro de casa ajudam a preservar o meio ambiente, além de impactarem positivamente na saúde de nossa família e da comunidade em que moramos. Somada a isso, há também a economia que estas atitudes geram: menor consumo de energia e água, além da diminuição da conta do supermercado e com medicamentos.

A segurança de sua casa começa por sua atitude como cidadão. Um simples papel jogado no chão de sua cidade ajuda a entupir bueiros e galerias. Assim, quando há uma chuva mais forte, as enchentes são inevitáveis e os estragos maiores para nós mesmos.

Em casa, mais da metade do lixo que produzimos é reciclável. Separar metais, plásticos e papéis é uma atitude consciente de quem se preocupa com o mundo em que vive. Informe-se sobre a coleta seletiva na sua região e, se ela não existe, entre em contato com a prefeitura de sua cidade para informá-los sobre essa necessidade. Contate cooperativas de catadores e combine um dia para que façam o recolhimento de seu lixo reciclável. Além de proteger o meio ambiente você estará ajudando diversas famílias a obter sua renda de forma sustentável e digna.

Escolha os eletrodomésticos mais eficientes. Compare usando as informações da etiqueta do Inmetro presentes nos eletrodomésticos. Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas eletrônicas certificadas. Elas são mais eficientes e têm durabilidade muito maior.

Não lave calçadas ou o automóvel usando a mangueira. Encha um balde e realize a tarefa com a certeza de que está fazendo sua parte na economia de água do planeta. Economize água também na hora de lavar roupas, basta concentrar a roupa suja para usar a máquina de lavar menos vezes.

Não jogue lixo em terrenos baldios, lixões ou rios e valões. Só coloque o lixo fora de casa nos dias programados para a coleta. Não derrube árvores ou desmate sem consentimento das autoridades para plantar ou construir, especialmente em encostas e áreas que possam apresentar risco de deslizamento. Caso você more em uma dessas áreas de risco, obedeça aos alertas de chuvas fortes, buscando sempre um lugar seguro.

Fonte: Portal do Consumidor